quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Engordei...


Pensa numa pessoa desesperada ...
então...
Ontem fui me pesar e pá !
O peso aumentou.
Pqp
Pqp
Pqp
Oque eu to fazendo de errado ?
Comendooooooooo que nem uma cabra doida.
De férias do trabalho, dormindo até mais tarde e fazendo receitinhas daqui e de lá.... tipo á toa mesmo. Um boicote só.
Decidido.
A partir de hoje só salada e grelhado.
Boca fechadaaaaaa, lacrada.... sacramentada ! kkkkk
Foram 5 kilos a mais assim... num piscar de olhos.
Parou.
Nem pense em comer nada fora do normal até perder esses 5 kilos.
Ordem do dia: MALHAR e CAMINHAR MUITO.
Depois de 4 anos da cirurgia , segurar o peso agora é na raça mesmo. Não tem conversa nem desculpas.
Assim que conseguir volto pra contar ta !

#ficaadica
By Val



segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Que isso !

Olha so !

Fala sério heim !
Pra quem acha que por ser de fruta é saudável...
Pensa bem antes de consumir.
Depois é damp na certa kkkkkk
#ficaadica
By Val

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Bariatrica e Osteosporose ?



Todas as vezes que eu fiz exame de sangue no pós cirurgia, deu falta de cálcio no meu corpo.
Como não absorvo mais alguns nutrientes, tomo cuidado sempre pra não deixar nada acabar.
Tipo...
tá faltando?
Vamos repor.
Dale gotinhas de vitamina.
Controlar de maneira saudável e com o acompanhamento do seu médico é de suma importância pra vc ser uma pessoa saudável após a cirurgia.
Esse mês eu completo 4 anos de cirurgiada e to redondinha.
Todos os exames deram que ta tudo bem.
Até o da anemia !
Então Borá lá cuidar tah !

Alguns pacientes podem já ter ouvido falar que pessoas que passam pela cirurgia bariátrica têm 30% mais chances de terem osteoporose. Isso ocorre devido às alterações causadas no organismo do paciente. Porém, o que é preciso saber é que a obesidade, ao contrário do que se acreditava, também causa deficiências nutricionais importantes para a saúde óssea, ou seja, antes da bariátrica o paciente já apresentava risco para a osteoporose. A maneira mais eficiente de evitar esse problema após o procedimento é a reposição nutricional feita junto ao médico responsável.
10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Osteoporose
O osso, além de promover sustentação ao nosso organismo, é a fonte de cálcio, necessária para a execução de diversas funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. É uma estrutura viva que está sendo sempre renovada. Essa remodelação acontece diariamente em todo o esqueleto, durante a vida inteira. A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas.

Confira, então, as 10 coisas que você precisa saber sobre osteoporose:

1 - A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é,  raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.

2 - Os nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Esta hormônio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea.  Por este motivo, as mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente. Com esta queda, os ossos passam a se descalcificar e se tornam mais frágeis. De acordo com estatísticas, a osteoporose afeta um homem para  cada quatro mulheres.

3 - 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência destas fraturas. Mas, mesmo após uma fratura osteoporótica, o diagnóstico de osteoporose acaba não sendo feito e o paciente não é encaminhado para tratamento.

4 - Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a espinha (vértebras), o bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero). Destas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Um quarto dos pacientes que sofrem esta fratura morrem dentro de 6 meses.

5 - Muita dor nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose. Preste atenção!

6 - O diagnóstico precoce da osteoporose é feito pela medida da Densitometria Óssea. Possuem maior risco para desenvolver osteoporose as mulheres, indivíduos de raça branca, pessoas miúdas (magrinhas e pequenas), que tiveram menopausa precoce e não fizeram reposição hormonal, os fumantes, que possuem história de fraturas na família, que possuem doenças graves ou que utilizam corticoides por longo tempo,  e aquelas que ja tiveram fraturas na idade adulta.

7 - Uma medida de Densitometria Óssea esta indicada para todas as mulheres a partir de 65 anos e para todos homens com 70 anos ou mais. Além disto, todas mulheres menopausadas e todos homens com mais de 50 anos que possuam um dos fatores de risco descritos acima devem realizar o exame para confirmar a presença da osteoporose.

8 - A prevenção da osteoporose deve se iniciar na infância, através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio (especialmente presente nos laticínios e, em menor quantidade, nas verduras escuras, no gergelim, no feijão branco e no tofu). Além disto, deve-se proporcionar para a criança e o adolescente a possibilidade de  brincadeiras e atividades ao ar livre. Isto nao somente vai estimular o exercício físico  que fortalece o esqueleto em crescimento, mas também possibilitar a exposição ao sol para que ocorra a produção Vitamina D na pele.

9 - A Vitamina D é fundamental para nossa saúde, em especial para o fortalecimento ósseo. Como ela não esta presente na maioria dos alimentos, temos que obtê-la através  da exposição ao sol ou, quando isto não for possível, através de suplementos vitamínicos.

10 - O risco de desenvolver a Osteoporose pode ser reduzido, se medidas como uma alimentação rica em cálcio, manutenção de uma atividade física e aporte adequado de Vitamina D foram proporcionados ao longo da vida. Entretanto, é importante salientar que, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada. Mas a boa notícia é que existem tratamentos eficazes, caso você ja tenha a doença. Procure um endocrinologista, que poderá conduzir seu tratamento de maneira adequada e tranquila.

Fazer o exame de sangue periódico, ter o acompanhamento do seu médico e da sua nutricionista é fundamental .

#ficaadica
By Val

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

situações que engordam tbm...

Olha que interessante !
Segundo as pesquisas estes são algumas das situações que prejudicam a gente e faz o nosso corpo engordar . Elas atrapalham nosso metabolismo e nossa mente !
Leia com atenção e reflita sobre !



1. Refeições solitárias
Estudos indicam que almoços e jantares familiares nos protegem da obesidade, muito provavelmente pelas conexões emocionais que se estabelecem entre os membros da família durante as refeições.

2. O ano de nascimento
Se você nasceu depois de 1942, preste atenção. Existe uma conexão entre o gene FTO e o ano de nascimento que favorece a obesidade, uma relação duas vezes maior para os nascidos após 1942. Aparentemente, em função do desenvolvimento tecnológico após a Segunda Guerra Mundial.

3. Restaurantes com música clássica
Um estudo mostrou que nos cafés e restaurantes com música clássica são consumidos mais alimentos. Portanto, cuidado com a música clássica tanto em relação à comida como ao dinheiro que você irá gastar.

4. Trabalho noturno
As pessoas estão ’programadas’ para dormir quando não há luz e comer durante o dia. Trabalhar durante a noite faz com que as pessoas subam de peso, já que isso rompe o ciclo fisiológico provocando uma diminuição do gasto energético diário total. Se você trabalha durante a noite, a solução para não subir de peso é comer menos. E, claro, fazer atividade física.

5. Dormir pouco
Dormir pouco engorda. Isso acontece porque o sono desempenha um papel relevante no metabolismo energético, de maneira que, se você não dorme, come mais. É uma espécie de mecanismo fisiológico de adaptação para manter a vigília.

6. Poluentes ambientais
Alguns poluentes se acumulam no tecido adiposo favorecendo o desenvolvimento da obesidade. Estes poluentes chegam ao organismo por meio de alimentos muito gordurosos, como carnes.

7. Ver televisão
Essa é clássica! Passar mais de duas horas por dia sentado em frente à televisão aumenta o risco de obesidade em 23%. Dormir com a televisão ligada também aumenta esse risco. Segundo um estudo, a exposição à luz artificial durante a noite e enquanto a pessoa dorme reduz os níveis de melatonina, um hormônio que nos protege das alterações metobólicas que provocam obesidade e diabetes.

8. Estresse, ansiedade, depressão...
O transtorno do estresse pós-traumático faz a pessoa aumentar de peso rapidamente. Quando os sintomas do transtorno diminuem, o risco de obesidade diminiu. Em geral, mais da metade das pessoas reage ao estresse comendo, sobretudo alimentos gordurosos e com muito açúcar. A explicação científica é que o centro de recompensa que temos no cérebro se ativa com este tipo de alimento.

9. Alguns produtos light
Existe um estudo que afirma que o consumo de produtos lácteos com gordura reduz o risco de desenvolver obesidade central, muito em função da sensação de saciedade que eles provocam. Além disso, há muitos produtos que se dizem light, mas que possuem mais calorias que os ’normais’.

Bem bacana neh?
Tbm achei que tem tudo haver...
oque engorada ? não só a comida... mas a atitude tbm !
#ficaadica
By Val

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Tá dodoi? cura natural ...


Eu acredito e confio na cura pelos alimentos.
Somos oque comemos e nosso corpo é reflexo do que pensamos tbm.
Muitas doenças podem ser curadas só com uma alimentação saudável.
Fazer uso de alimentos naturais e ter hábitos saudáveis só pode fazer bem .
Confere comigo 9 alimentos que não podem faltar no nosso dia a dia.




1 ) alho - "O alho (Allium sativum) é um vegetal da família Liliacerae, sendo encontrado na forma de raiz. Seu bulbo, vulgarmente conhecido como cabeça, é constituído por vários dentes, os quais são empregados como condimento culinário e como medicamento há centenas de anos em todo o mundo." (fonte: wikipedia)

2) equinácia - A Equinácea é uma planta medicinal, também conhecida como Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia, muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados. O seu nome científico é Echinacea purpurea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação na sua forma natural ou em alguns supermercado, sob a forma de sachês.
3) gengibre - Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
4) propolis - A própolis é um hormônio vegetal que dá uma ajuda indispensável para a saúde das plantas e, segundo pesquisas recentes, pode dar uma força para o nosso bem-estar também. A razão é simples: a principal função desse hormônio é proteger os brotos de plantas em crescimento contra ataques de fungos e bactérias. Ou seja, é mais ou menos o mesmo papel que os anticorpos desempenham no corpo humano. Esse efeito de defesa foi percebido rapidinho pelas abelhas, que costumam usar a própolis contra seus inimigos naturais. “Nas gemas das plantas, esses insetos retiram o hormônio presente em forma de resina e o reaplicam na parte externa da colméia. Dessa forma, a própolis age como vedante, protegendo o lar das abelhas contra organismos invasores que querem roubar mel”, afirma o bioquímico Yong Park, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
5) açafrão - O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, açafrão da índia e gengibre amarelo, é uma raiz da família do gengibre. No mundo todo há mais de 100 espécies da família cúrcuma, mas o açafrão que consumimos vem da Curcuma longa. Tem sido utilizado há mais de 4000 anos no Oriente Médio e na Ásia, tanto na Medicina Ayurvedica como na Medicina Tradicional Chinesa, como um potente fitoterápico.Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. A cúrcuma também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória.
6) orégano - e origem mediterrânea, o orégano é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal. Principais ingredientes do orégano: Polifenóis: de 60 a 80% do óleo de orégano é composto de carvacrol, enquanto outros 5% são formados pelo timol, dois polifenóis que conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso;Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas;Vitaminas: A, C, K e complexo B;Minerais: zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio;Ômega 3.
7) oliva - Usualmente, o termo azeite refere-se ao produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras (em outros contextos, pode também tratar-se de óleos produzidos a partir de outras plantas). Trata-se de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas.Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.
8) semente de uva - A semente de uva é rica em compostos fenólicos, como o tocoferol ou vitamina E e as proantocianidinas, que tem uma ação antioxidante muito forte, dessa forma combate radicais livres que podem trazer diversos malefícios para a nossa saúde como:Colesterol, Doenças cardíacas: é capaz de prevenir e auxiliar o tratamento de doenças relacionadas ao coração como a hipertensão, entupimento de veias e artérias, AVC, insuficiência arterial, Câncer, Problemas de visão, Trombose, varizes e varicoses: Alergias , Doenças neurais . O extrato de semente de uva ainda contém o ácido linoléico ômega-6 e outras vitaminas que acabam fazendo parte da composição de muitos produtos de beleza por deixar a pele mais macia, combater o aparecimento de estrias, estimular a produção de colágeno, dar mais elasticidade à pele, hidratar e dar força para os cabelos e combater a acne.Além disso, possui RESVERATROL que além de ser um auxiliar poderoso no combate as outras doenças citadas acima, também tem uma propriedade usada em diversos cremes rejuvenescedores pelo seu poder de melhorar e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
9) cebolinha - A cebolinha possui vitamina A que é importante ao nosso organismo por atua como anti oxidante, fortalece o sistema imunológico , melhora a visão e ajuda no crescimento do cabelo.Outra vitamina importante presente na cebolinha é a vitamina C que ajuda na prevenção de muitas doenças e retarda o envelhecimento.Além das vitaminas, na cebolinha ainda é possível encontrar minerais como cálcio e fosforo e também a niacina que estimula o apetite e deixa a pele mais bonita.É útil saber: A cebolinha deve ser usada fresca para você tirar proveito de todo o seu aroma e sabor, mas se não for usar todo o maço, é possível congelar as cebolinhas picadas e assim vai ter todo o seu aroma e sabor preservado.A cebolinha fresca sempre deve ser adicionada no final do preparo, pois não podem queimar ou cozinhar demais.Sempre lave as cebolinhas antes de usar, assim como qualquer alimento vindo da “terra”, possui sujeiras, bactérias e produtos químicos.

Agora toma conciência e acrescenta eles na sua alimentação diária ! Se vc já os consome com frequência ? parabéns ! kkk Borá lá todo mundo ficar saudável !
#ficaadica
By Val

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Vontade X Necessidade...

Pensa numa pessoa que tenta o tempo todo ser consciente do que coloca na boca?
Então...
Essa sou eu hoje.
Cansei de ver gente com problema de saúde provocados pela alimentação ( eu mesma ! kk ) tendo que se tratar entupindo-se de remédios, sendo que o problema era somente controlar a boca.
Ai penso eu que no lugar do remédio tinha que ser prescrito obrigatoriamente pelo médico que o paciente deveria passar pelo treinamento do Ser Lider, ou fazer seções com pisiquiatra ou participar de uma terapia intensiva .
Cara...
É sério !
O cérebro engana vc o tempo todo.
Fome de doce, fome de salgado, fome de liquido, fome de mato e por ai vai...
No fundo não é fome ne? é algo mascarado, escondido lá no funfo.
Mas, um dia, quando tudo fluir, inclusive a aceitação, os sentimentos serão firmes e claros.
Tudo muda pra melhor.


Ter vontade é o cérebro falando, pq o emocional ta gritando.
Tter necessidade é seu corpo pedindo pra funcionar bem.
Tem pessoas que mesmo consciente da vontade e da necessidade, opta pela vontade. É uma escolha difícil e a vontade sempre ganha. Poucos conseguem vencer o impulso e optam pela necessidade.
Oque é mais prazeroso? um hamburguer do Mac ? ou uma maça? kkkkk
Claro que a força de vontade fala mais alto, mas... é assim que o cérebro funciona.
Depois de passar pela cirurgia bariátrica , vc tem que optar pelo certo o tempo todo.
Contra sua forma física não há argumentos.
Se vc ta redonda, não adianta falar que faz regime. Não vai colar.
Se vc é diabética e come tudo que não pode escondido, não adianta falar que não sabe oq aconteceu e pq sua glicose ta alta. Óbvio neh? quem se cuida não fica assim.
Quem tem pressão alta e não cuida da boca? vai falar que a pressão subiu e não sabe o pq... e por ai vai...
Eu vivo isso de perto com as pessoas que tentam mascarar oque comeram de errado na hora que o corpo grita.
Bom... tudo na vida da gente são escolhas.
Ou vc se conserta depois da bariátrica te ajudando na perca de peso e na manutenção ou não .
A cirurgia por si só não faz milagre.
Eu não me privo de nada, sempre que tenho vontade de algo eu procuro experimentar um pouquinho.
Tipo, sábado fui numa inauguração e tinha uma mesa de café divina. Experimentei um cadinho de tudo que me deu vontade, mas um pedacinho pequeno. Se fosse em outras épocas, eu ia me fartar de tudo e mais um pouco.
No final tinha uma mesa de chocolates maravilhosa com brigadeiro de colher, pão de mel, pop cakes... tudo que não devemos ingerir. Peguei uma colheradinha pequena de brigadeiro e me dei por satisfeita. Não peguei mais nada.
Podia ter comido um de cada e não tava nem ai. Mas a consciência de todo sacrificio da cirurgia? onde fica ? Não não não... foco e firmeza nas ações.
Que bom seria se todo mundo conseguisse isso neh !

Depoimento do dia de hoje.
#ficaadica