quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reganho de Peso após a Cirurgia Bariátrica

Em uma palestra realizada no Hospital Brasília (Brasília-DF) pela nutricionista Dra. Silvia Leite Faria do dia 20/11/2012, foi abordado um tema de grande polêmica que é o “Reganho de peso após a cirurgia bariátrica”.
Normalmente, essa é uma preocupação que deveria ser “despertada” depois de 6 meses a 1 ano após a cirurgia, entretanto, é uma preocupação existente desde o 1º mês. O que é um absurdo, pois é algo IMPOSSÍVEL nesse período. Então, tentarei resumir o que foi ensinado em rápidas palavras.

Após a cirurgia bariátrica a anatomia do seu estômago não vai voltar a ser exatamente o que era antes, isso é fato, entretanto a pessoa pode voltar a engordar sim. É completamente normal, subir na balança e ver 2kg a mais, afinal de contas, as mulheres tem o período menstrual, e pode ocorrer diferenças também devido o acúmulo de fezes (muito tempo sem evacuar), etc. Só se torna um nível preocupante, quando subimos na balança e engordamos 5kg, 7kg, etc. O aconselhável é se pesar mensalmente, somente dessa maneira será possível ver uma notável diferença no peso.

 
O que pode causar o reganho de peso?
- Beliscos: Normalmente uma pessoa que belisca, tende a engordar novamente, pois normalmente esses beliscos são carboidratos, alimentos calóricos, como biscoitos, salgadinhos, doces, etc. O aconselhável é a pessoa colocar na cabeça agora e para sempre, que o correto é se alimentar de 3 em 3 horas. Nesses intervalos, devemos beber água.

- Comer e Beber: Quando nós comemos e bebemos ao mesmo tempo, além de facilitar o alimento a descer mais rápido, faz com que nossa sensação de saciedade demore de aparecer, e faz com que agente coma mais e mais. Quando ingerimos o líquido, ele expande a bolsa gástrica, dando mais espaço para os alimentos sólidos e isso é prejudicial principalmente para as pessoas que ainda insistem em ingerir bebidas gaseificadas.
 
- Carboidrato: Existem pessoas que se negam a comer carboidrato, e essa é a maior besteira que podemos fazer. Uma vez que não ingerimos carboidratos, o organismo utiliza outras fontes de energia, roubando da massa magra, o que não pode acontecer. Temos que ingerir carboidrato responsavelmente, no café da manhã, no almoço, na janta, antes e depois das atividades físicas. São os carboidratos que te fornece energia para o corpo e não podem ser ignorados. Mais como foi dito, com responsabilidade. Tem pessoas que tem medo de comer, medo de sentir dor, de entalar, e prefere comer os carboidratos, porque ele desse facilmente, e o carboidrato em grande quantidade faz a pessoa engordar. Prefira, carboidratos saudáveis: Arroz e pão integral, frutas, batata doce, batata comum, mandioca, inhame, macarrão integral.
 
- Proteína e Fibra: Para emagrecer é “simples”. Nosso gasto calórico tem que ser maior que o consumo. E esse é um dos motivos que temos que praticar atividades físicas com frequência, entretanto, concluíram que ao ingerir alimentos ricos em proteínas e fibras, nosso organismo utiliza bastante energia pra fazer a digestão desses alimentos, dessa maneira, comemos e emagrecemos. Então, se antes de nós irmos a academia, por exemplo, fazendo uma refeição com uma boa quantidade de proteína + fibra + carboidrato ... o resultado será incrivelmente satisfatório.
 
- Mantenha a disciplina: Após a cirurgia bariátrica (bypass gástrico=capella), o estômago fica do tamanho de um ovo de galinha literalmente, só que no pós-operatório imediato ele ainda é muito menor que isso, porque está inchado, grampeado, costurado, então um pequeno golinho de 20ml de isotônico já nos deixa saciado, e ao passar do tempo, com a cicatrização, ele vai aumentando normalmente e vai cabendo mais alimento. Quando voltamos a comer sólidos ficamos saciados facilmente, só que quando o tempo passa, vamos percebendo que cabe mais e mais, só que na verdade, não foi seu estômago que dilatou, e sim, a sua habilidade para comer que já foi aprimorada. Após a cirurgia, nós somos um bebê com um novo estômago, e ainda vamos aprender a comer, e com o tempo nos acostumamos a comer corretamente, pegamos a habilidade de comer, e é aí que mora o perigo, pois comemos mais que devíamos devida essa nova habilidade. Então, cabe a cada um de nós nos policiarmos quanto à quantidade e velocidade de ingestão.

- Bebidas alcoólicas: Elas são um veneno para nós, principalmente a cerveja que é carboidrato líquido. Uma lata de cerveja equivale a 3 pães grandes. E as bebidas alcoólicas em geral, criam um efeito bloqueador no emagrecimento. A mensagem que o álcool manda para nosso organismo é: "Pare de queimar calorias agora".
- Mastigação: Pode-se dizer que influencia no reganho sim. Após a cirurgia, nós ficamos com pouquíssimo suco gástrico, principalmente quem fez bypass gástrico, pois só ficamos com 5% do ácido gástrico, e o restante fica no estômago excluído, dessa maneira, temos que mastigar, mastigar e mastigar para que o alimento já desça pré-digerido. Até costumamos brincar: “O estômago não tem dentes, então mastigue”. Quanto mais mastigamos, mais rápido ficamos saciados, pense nisso.
 
 
Para as pessoas que querem entender mais ou menos como fica o estômago após o bypass gástrico, acesse este link.
Para quem quizer ler a matéria na integra acesse  aqui.
 
Gostei do que li !...
By Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ! grata.... =)