segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CIRURGIA DE VESÍCULA pós bariatrica

Vc sabia que 70% dos cirurgiados de bariatrica acabam retirando a visicula ?
Pasmem , mas é verdade ! Dr André me explicou tuduinho !
Vamos entender mais:
A vesícula biliar é um órgão localizado no abdômen, a direita e abaixo do fígado, ao lado do estômago. A função da vesícula biliar é armazenar e concentrar a bile, que é produzida no fígado, e ajuda na digestão dos alimentos principalmente as gorduras.
O cálculo na vesícula, colelitíase ou pedra na vesícula é encontrado em cerca de 10% das pessoas.



Localização da vesícula logo abaixo do fígado


Formação da pedra na vesícula.
A bile é produzida no fígado e eliminada no intestino. A bile ajuda na digestão de alimentos gordurosos. Ela contém várias substâncias, como colesterol e pigmentos. Quando algumas dessas substâncias aumentam sua quantidade na bile, elas podem se depositar na vesícula. Com o passar dos meses e anos, estes depósitos se unem e formam pedras (cálculos).




Sintomas
  • Dor abdominal no lado direito do abdômen ou no estômago, geralmente tipo cólica.
  • Náuseas (enjôos) e vômitos
  • Desconforto abdominal
  • Amarelão (icterícia)
  • A maioria das pessoas não tem nenhum sintoma e o achado de pedra na vesícula é incidental.
Complicações da pedra na vesícula
Além da dor, o cálculo pode ocasionar a inflamação da vesícula, que é uma situação que requer tratamento de urgência. A inflamação é geralmente causada pelas pedras grandes, que obstruem a saída da vesícula. Outra complicação é a pancreatite aguda que pode ser leve ou grave, e frequentemente é causada pelas pedras pequenas.

Diagnóstico
O melhor exame é a ultra-sonografia ou ecografia.

Tratamento
A única forma de tratamento é a retirada da vesícula (colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia (quebrar a pedra), medicamentos para dissolver a pedra e a retirada somente das pedras não funcionam, e não devem ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.

Cirurgia da Vesícula
A cirurgia da vesícula é feita por videolaparoscopia (cirurgia dos furinhos), sendo 4 pequenas incisões de no máximo 1cm cada, sem a necessidade de se realizar um corte. Na cirurgia é retirada a vesícula com as pedras.

Vantagens da retirada da vesícula por videolaparoscopia:
  • Recuperação rápida: internamento de 1 dia, retorno ao trabalho e suas atividades em torno de 1 semana
  • Resolução completa e definitiva da doença
  • Pouca dor pós operatória
  • Cicatriz cirúrgica mínima
Alimentação após a retirada da vesícula
Não é necessário modificar a dieta após a operação, porque a vesícula tem uma função muito pouco importante no organismo, que é a de armazenar bile. A produção da bile pelo fígado continua normal após a retirada da vesícula. Não existe nenhuma seqüela ou conseqüência para o organismo após a retirada da vesícula.

Que coisa neh ?
Estou super atenta com as dores que sinto do lado direito do meu corpo... será que é a visicula ? ixi... quando voltar em consulta eu conto o que deu !
#visicula
By Val

15 comentários:

  1. fiquei sabendo hoje deste problema pos bariatrica gostei da explicação, sempre é bom estar atenta a tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Edilaine, é bom estar sempre a par neh ! bjs

      Excluir
  2. Acabei de saber que tenho pedras na vesícula :( . 11 meses de cirurgia bariátrica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Iara, meu maior medo pq meu médico sempre me avisou sobre as pedras na vesícula pra quem é cirurgiada. cuida logo viu... boa recuperação pra vc. bj

      Excluir
  3. Fiz uma cirurgia bariátrica,agora vou fazer uma pra retirar a visicula.Existe algum risco fazer a retirada da visicula por vídeo sendo q a bariátrica foi convencional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sei te dizer isso não, mas fala com seu médico ! tenho certeza de que seu médica esclarece isso a vc ! Boa sorte !

      Excluir
  4. Poxa muito triste pq uma conhecida fez a bariatrica faz 1 ano e foi fazer a cirurgia da vesícula terça- feira e morreu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Meire, sinto muito pela sua conhecida... É algo que estamos sujeitos a passar. Mas penso que Deus sabe de tudo e cuida da gente com amor neh !oq tiver q ser será ! bjs

      Excluir
  5. Descobri as pedra na vesícula depois de 3 meses da cirurgia bariatrica.

    ResponderExcluir
  6. REALIZANDO OS EXAMES PRE OPERATORIOS PARA UMA CIRURGIA BARIATRICA, DESCOBRI QUE ESTOU COM PEDRAS NA VESÍCULA. CASO NECESSITE RETIRAR A VESÍCULA, QUAL CIRURGIA DEVO REALIZAR PRIMEIRO

    ResponderExcluir
  7. Bom... eu não tive nenhum tipo de dor ou incomodo com a cirurgia bariátrica mas eu soube que a cirurgia da vesícula a recuperação é mais chata. Se fosse pra mim escolher hoje eu faria a cirurgia da vesícula primeiro mas siga o conselho do seu medico. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Fiz cirurgia dia 23/11/2016,para retirar vesícula e uma pedra de 2,7cm. Ainda estou me recuperando pois sinto um pouco de dor no umbigo. Mas estou bem graças a Deus. Pós operatório tranquilo.

    ResponderExcluir
  9. Fiz cerurgia da vesícula as 2 anos eu vou fazer a bariátrica será q tem algum problema?

    ResponderExcluir
  10. posso fazer primeiro a bariátrica depois a vesícula

    ResponderExcluir
  11. OI estou chegando, conhecendo blogs e paginas sobre pacientes cirurgiados..
    minha cirurgia esta marcada para o dia 18/11/17. estou mto feliz, mas mtooooo mesmooooo

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho ! grata.... =)