segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CIRURGIA DE VESÍCULA pós bariatrica

Vc sabia que 70% dos cirurgiados de bariatrica acabam retirando a visicula ?
Pasmem , mas é verdade ! Dr André me explicou tuduinho !
Vamos entender mais:
A vesícula biliar é um órgão localizado no abdômen, a direita e abaixo do fígado, ao lado do estômago. A função da vesícula biliar é armazenar e concentrar a bile, que é produzida no fígado, e ajuda na digestão dos alimentos principalmente as gorduras.
O cálculo na vesícula, colelitíase ou pedra na vesícula é encontrado em cerca de 10% das pessoas.



Localização da vesícula logo abaixo do fígado


Formação da pedra na vesícula.
A bile é produzida no fígado e eliminada no intestino. A bile ajuda na digestão de alimentos gordurosos. Ela contém várias substâncias, como colesterol e pigmentos. Quando algumas dessas substâncias aumentam sua quantidade na bile, elas podem se depositar na vesícula. Com o passar dos meses e anos, estes depósitos se unem e formam pedras (cálculos).




Sintomas
  • Dor abdominal no lado direito do abdômen ou no estômago, geralmente tipo cólica.
  • Náuseas (enjôos) e vômitos
  • Desconforto abdominal
  • Amarelão (icterícia)
  • A maioria das pessoas não tem nenhum sintoma e o achado de pedra na vesícula é incidental.
Complicações da pedra na vesícula
Além da dor, o cálculo pode ocasionar a inflamação da vesícula, que é uma situação que requer tratamento de urgência. A inflamação é geralmente causada pelas pedras grandes, que obstruem a saída da vesícula. Outra complicação é a pancreatite aguda que pode ser leve ou grave, e frequentemente é causada pelas pedras pequenas.

Diagnóstico
O melhor exame é a ultra-sonografia ou ecografia.

Tratamento
A única forma de tratamento é a retirada da vesícula (colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia (quebrar a pedra), medicamentos para dissolver a pedra e a retirada somente das pedras não funcionam, e não devem ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.

Cirurgia da Vesícula
A cirurgia da vesícula é feita por videolaparoscopia (cirurgia dos furinhos), sendo 4 pequenas incisões de no máximo 1cm cada, sem a necessidade de se realizar um corte. Na cirurgia é retirada a vesícula com as pedras.

Vantagens da retirada da vesícula por videolaparoscopia:
  • Recuperação rápida: internamento de 1 dia, retorno ao trabalho e suas atividades em torno de 1 semana
  • Resolução completa e definitiva da doença
  • Pouca dor pós operatória
  • Cicatriz cirúrgica mínima
Alimentação após a retirada da vesícula
Não é necessário modificar a dieta após a operação, porque a vesícula tem uma função muito pouco importante no organismo, que é a de armazenar bile. A produção da bile pelo fígado continua normal após a retirada da vesícula. Não existe nenhuma seqüela ou conseqüência para o organismo após a retirada da vesícula.

Que coisa neh ?
Estou super atenta com as dores que sinto do lado direito do meu corpo... será que é a visicula ? ixi... quando voltar em consulta eu conto o que deu !
#visicula
By Val

18 comentários:

  1. fiquei sabendo hoje deste problema pos bariatrica gostei da explicação, sempre é bom estar atenta a tudo

    ResponderExcluir
  2. Acabei de saber que tenho pedras na vesícula :( . 11 meses de cirurgia bariátrica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Iara, meu maior medo pq meu médico sempre me avisou sobre as pedras na vesícula pra quem é cirurgiada. cuida logo viu... boa recuperação pra vc. bj

      Excluir
  3. Fiz uma cirurgia bariátrica,agora vou fazer uma pra retirar a visicula.Existe algum risco fazer a retirada da visicula por vídeo sendo q a bariátrica foi convencional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sei te dizer isso não, mas fala com seu médico ! tenho certeza de que seu médica esclarece isso a vc ! Boa sorte !

      Excluir
  4. Poxa muito triste pq uma conhecida fez a bariatrica faz 1 ano e foi fazer a cirurgia da vesícula terça- feira e morreu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Meire, sinto muito pela sua conhecida... É algo que estamos sujeitos a passar. Mas penso que Deus sabe de tudo e cuida da gente com amor neh !oq tiver q ser será ! bjs

      Excluir
  5. Descobri as pedra na vesícula depois de 3 meses da cirurgia bariatrica.

    ResponderExcluir
  6. REALIZANDO OS EXAMES PRE OPERATORIOS PARA UMA CIRURGIA BARIATRICA, DESCOBRI QUE ESTOU COM PEDRAS NA VESÍCULA. CASO NECESSITE RETIRAR A VESÍCULA, QUAL CIRURGIA DEVO REALIZAR PRIMEIRO

    ResponderExcluir
  7. Bom... eu não tive nenhum tipo de dor ou incomodo com a cirurgia bariátrica mas eu soube que a cirurgia da vesícula a recuperação é mais chata. Se fosse pra mim escolher hoje eu faria a cirurgia da vesícula primeiro mas siga o conselho do seu medico. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Fiz cirurgia dia 23/11/2016,para retirar vesícula e uma pedra de 2,7cm. Ainda estou me recuperando pois sinto um pouco de dor no umbigo. Mas estou bem graças a Deus. Pós operatório tranquilo.

    ResponderExcluir
  9. Fiz cerurgia da vesícula as 2 anos eu vou fazer a bariátrica será q tem algum problema?

    ResponderExcluir
  10. posso fazer primeiro a bariátrica depois a vesícula

    ResponderExcluir
  11. OI estou chegando, conhecendo blogs e paginas sobre pacientes cirurgiados..
    minha cirurgia esta marcada para o dia 18/11/17. estou mto feliz, mas mtooooo mesmooooo

    ResponderExcluir
  12. Operei em outubro 2017... uma amiga q operou em agosto vai ter q tirar a vesícula com menos de 6 meses de bariátrica . Sabe se existem alimetos q devem ser evitados para não ter as pedras na vesícula ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline ! eu só tenho uma certeza : pedra na visicula e nos rins é normal no bariatrico após um tempo. Vai de organismo para organismo. Quanto aos alimentos eu tenho algumas restrições dadas pela minha nutricionista. Acho que vai do tipo de vida que vc tem e do tipo de alimentação. O negócio é cuidar sempre ! estar com os exames em dia e o acompanhamento medico certinho ! bjs

      Excluir
  13. Olá, fiz cirurgia Bariatrica a 11 dias e amanhã vou ter que fazer vesicula tô muito triste ter que começar outro pós operatório sendo que nem saí de do outro ainda😔😔

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho ! grata.... =)