quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como eliminar a flatulência causada pela cirurgia bariátrica








Escrito por Maryann Depietro 
Como eliminar a flatulência causada pela cirurgia bariátrica





A cirurgia bariátrica é um procedimento para a perda de peso que geralmente retira uma porção do intestino delgado e cria uma anastomose com o estômago. Menos comida é ingerida e a perda de peso ocorre. Normalmente, uma grande porção do processo digestivo se passa no intestino delgado, porém, em pacientes de cirurgia bariátrica, a comida não digerida vai mais longe que deveria e um efeito colateral comum é a flatulência involuntária e dolorosa. Embora possa ser impossível eliminar todo o gás, há várias medidas que podem ser tomadas para reduzir esse efeito.
    1   Anote tudo que foi ingerido e a quantidade todo dia e marque quando a flatulência ocorre. Certos            alimentos podem causar aumento de gases, como feijão, brócolis e repolho. Limite as comidas que          lhe causem gases.
  1. 2
    Coma e beba porções pequenas. A ingestão de porções maiores fará com que a fermentação no intestino grosso seja mais demorada, aumentando a produção de gases. Discuta os detalhes com seu médico.
  2. 3
    Mastigue completamente e coma devagar. Comer rápido aumenta a quantidade de ar ingerido, aumentado os gases. Além disso, mastigar bem a comida facilita a digestão e sua mobilidade através do sistema digestivo.
  3. 4
    Use um produto contendo enzimas antigases, como a alfa galactosidase. Geralmente, elas estão disponíveis na forma líquida e são isentas de prescrição. Use-as em alimentos que tendem a causar gases, como o feijão.
  4. 5
    Fale com seu médico sobre começar um programa de exercícios. Quando seu médico autorizar, exercite-se por até 30 minutos com movimentos aeróbicos, como corrida, dança aeróbica ou natação. O exercício ajuda o sistema digestivo a funcionar mais eficazmente, o que pode ajudar a reduzir os gases.
  5. 6
    Verifique se há intolerância à lactose. Após a cirurgia bariátrica, algumas pessoas desenvolvem intolerâncias a produtos como o leite. Se as dores de flatulência se tornarem mais severas após a ingestão de alimentos como iogurtes, leite e queijo, substitua-os por outros, como o leite sem lactose. Se os laticínios forem reduzidos, fale com seu médico sobre suplementos de cálcio.

  • Use produtos para reduzir o odor dos gases. Embora eles não previnam a ocorrência deles, usar um adesivo em sua roupa íntima que contém carvão ativo irá neutralizar o odor dos gases.
  • Fique longe de bebidas com gás. Refrigerantes e outros tipos de bebidas com bolhas aumentarão as chances de formação de gases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ! grata.... =)