segunda-feira, 24 de março de 2014

PLASMA de ARGÔNIO

PLASMA de ARGÔNIO 



(TRATAMENTO DO REGANHO DE PESO OU PERDA DE PESO INSUFICIENTE PÓS-CIRURGIA DE BYPASS GÁSTRICO OU CAPELLA)
O laser de Argônio promove o estreitamento da anastomose (passagem entre estômago e intestino), do Bypass Gástrico promovendo maior perda de peso e eliminação do reganho de peso em até 90%.
No Brasil, em 2012, tivemos 72.000 cirurgias para perda de peso, sendo a maioria o Bypass Gástrico. Nesta cirurgia diminuímos o estômago e desviamos o intestino, deixando uma passagem (anastomose) estreita (10 – 12 mm) para o alimento, visando uma saciedade precoce. A perda de peso ocorre em torno de 30 a 40% do inicial. Em torno de 15 meses pós-cirurgia existe uma adaptação do organismo às mudanças no aparelho digestivo e ocorre a estabilização do peso. A perda, assim como sua manutenção está diretamente relacionada à mudança de estilo de vida com o hábito de dieta balanceada e atividade física. Temos verificado um reganho de peso em torno de 20% dos pacientes. Verificamos também que em muitos casos a anastomose está alargada com mais de 20 mm.
A aplicação do argônio por Endoscopia é feita ao redor da anastomose entre o estômago e o intestino, promovendo uma queimadura superficial. Na cicatrização há retração com diminuição do diâmetro devolvendo a sensação de plenitude (saciedade), experimentada logo após a cirurgia.
Feita sob sedação, não há necessidade de internação e o paciente pode retornar às suas atividades no dia seguinte.
Na maioria dos casos serão realizadas três sessões com intervalo de 60 dias. É possível a eliminação de 90% do reganho de peso.
O acompanhamento com a Equipe Multidisciplinar é fundamental. É uma nova chance para a reeducação do estilo de vida e manutenção de perda de peso para toda a vida.
O procedimento é como uma endoscopia normal com risco baixo e raras complicações (sangramento local que geralmente para sozinho e estenose/estreitamento, resolvido com dilatação endoscópica).
Dr. José Rubens está realizando esse procedimento em São Paulo na Clínica Imec.
Perguntas freqüentes:
Como é o procedimento?
Similar a uma endoscopia normal com duração de 20 minutos sob sedação. Há uma fulguração (queimadura superficial) no nível da anastomose (passagem entre estômago e intestino). A liberação ocorre 30 minutos após o procedimento, sendo necessário o acompanhamento de pessoa adulta devido à sedação.
Vou sentir dor?
A maioria dos pacientes não sente nada. Alguns podem sentir desconforto, náuseas e vômitos.
É necessário preparo e exames pré-procedimento?
Necessário jejum de 12 horas e na maioria dos casos apenas uma endoscopia prévia.
Como é depois?
É necessário uma dieta líquida como na cirurgia. A região fica sensível e os alimentos sólidos podem causar desconforto ou sangramento.
Para quem está indicado?
Para quem fez a cirurgia de Bypass Gástrico, está com o peso estabilizado, perdeu menos de 30% do peso ou reganhou mais de 10% do peso mínimo conseguido e a endoscopia deve mostrar anastomose alargada.
Quanto peso devo perder?
Depende do organismo de cada um, assim como das mudanças dos hábitos e do estilo de vida. Geralmente 20% do peso ou até 90% do reganho. A segunda e a terceira sessão do procedimento causam um maior estreitamento e emagrecimento.
Depois do tratamento é necessário exame de controle? O tratamento pode ser feito novamente se necessário?
É conveniente um controle endoscópico após seis meses e depois anual. Se necessário (dilatação da anastomose e reganho de peso), o tratamento poderá ser feito novamente.
O Argônio pode ser feito na Gastrectomia Vertical ou Sleeve?
Não, somente no Bypass Gástrico, onde temos uma passagem estreita, curta e localizada.
O método do argônio é regulamentado no Brasil?
Sim, é regulamentado e tem registro na ANVISA.
O plano de saúde cobre?
Não, não cobre.
É realmente necessário o acompanhamento da Equipe Multidisciplinar?
Sim, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta são fundamentais para o acompanhamento e mudança do estilo de vida, necessário para a manutenção da perda de peso.
Vocês fazem esse procedimento na Clínica Imec?
Sim, fazemos.
O pagamento é feito pelo tratamento completo ou pode ser por sessão?
De preferência o tratamento completo, inclusive com a equipe Multidisciplinar.


Veja a matéria completa aqui !

Reganho de peso nunca mais...
By Val

5 comentários:

  1. boa noite
    ate quantas vezes pode ser feito a dilatação da anastomose por ter um estreitamento maior do que o esperado, quantas endoscopia de dilatação poderá ser necessário fazer?
    obrigado desde já pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei te responder, mas faço parte de um grupo no face onde tem muita gente que fez o plasma e que entende bem. Vou colar o link pra vc. Fale com as meninas do grupo , elas explicam bem direitinho, inclusive dão o contato com quem fizeram. Bj
      https://www.facebook.com/groups/184599885074820/

      Excluir
  2. qual o valor do procedimento? e de quantas sessões precisa? no caso sou do interior a equipe multidisciplinar não estaria inclusa no meu caso pois eu faria o procedimento e voltaria para minha cidade Bauru interior de sp como seria no meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, eu não sei te dizer, mas entra neste grupo que tem muitas meninas que fizeram. Vou colar o link pra vc
      https://www.facebook.com/groups/184599885074820/
      Bj

      Excluir
  3. Gente, boa noite! Sou de Recife e fiz minha cirurgia há 12 anos. Amanhã realizarei o argonio. Detalhe: meu convênio, amil nacional autorizou o procedimento.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho ! grata.... =)