sexta-feira, 20 de março de 2015

Explicadinho...







Bom dia! vamos aprender !
Matéria postada pelo grupo  Plasma de Argônio Endoscópico após cirurgia bariátrica (redução estômago).

Aproveitando que hoje o tema é NUTRIÇÃO, trazemos este interessante estudo da Sociedade Brasileira de Diabetes, mas que vale para todos.

FASES NUTRICIONAIS PÓS-CIRURGIA BARIÁTRICA (PARTE 1) - REVISÃO DA LITERATURA

Cirurgia Bariátrica constitui atualmente uma forma de tratamento da obesidade e, do diabetes nos pacientes com IMC ≥ 35 Kg/m2. Protocolos de dietas bariátricas são definidos por cada equipe cirúrgica e, poderá variar na progressão de consistência dietética. No entanto, todos compartilham metas nutricionais comuns como:
- Maximizar a perda ponderal e absorção de nutrientes essenciais
- Manter hidratação adequada
- Evitar vômitos e síndrome de dumping

A orientação nutricional tem como base uma dieta com mínimo de calorias e elevada em nutrientes essenciais, garantindo cicatrização e minimizando perda de massa magra. A dieta deve reduzir refluxo, saciedade precoce e síndrome de dumping, ao mesmo tempo elevar perda ponderal prevista por cada período e, mais tarde a manutenção do peso adquirido. Mulheres que engravidam devem ser monitoradas para ganho ponderal adequado e suplementação específica, atendendo necessidades da mãe e feto.




ESTÁGIO E PROGRESSÃO DA DIETA
A progressão da consistência da dieta é baseada em protocolos de recomendações pós-cirúrgica. Para melhorar os resultados, os pacientes e familiares recebem já em período pré operatório, a dieta estruturada do pós operatório, com exemplos de cardápios e recomendações quanto ao tipo de alimentos, preparações, volume além de noções básicas de técnica dietética.

A partir de 24 horas pós cirurgia poderá ser iniciado dieta hipoglicídica com líquidos claros adicionados de carboidrato complexo (água,chá,água de côco,refrescos coados); dependendo da aceitação poderá evoluir de acordo com protocolo de cada técnica e tolerância individual.

A água é o primeiro alimento testado, à temperatura ambiente e na progressão para dieta líquida devem ser excluídos no 1º mês açúcar simples, cafeina, líquidos carbonatados, álcool, suplementos ricos em fibras insolúveis e shakes industrializados de conteúdo nutricional desconhecido ou inadequado.

Dieta líquida completa com uso de açúcar complexo segue a dieta de líquidos claros, com a retirada da sacarose e lactose e inclusão de sucos naturais,iogurtes desnatados com frutas dissolvidas (evitar pedaços), leites reduzidos em lactose ou de soja sem lactose, caldos de carnes,leguminosas,gelatina diet.Dependendo da tolerância a maioria dos protocolos usam dieta liquida até 14º-20º dia da cirurgia. Polivitamínico líquidos devem ser adicionados durante todo 1º mes, após o 3º dia de cirurgia.

A dieta poderá progredir ser para semi-líquida ou líquida pastosa, até o 30º dia pós cirúrgico, com inclusão de sucos e iogurtes densos, milk shake , papas de frutas liquidificadas, vitaminas de frutas, sopas cremes, purê semi-líquidos de legumes, cereais, raízes e tubérculos.

Suplementos proteicos devem ser incluídos para atender às necessidades de proteínas, especialmente a base de proteína do soro do leite, na falta poderá ser substituído por caseína ou albumina em pós; complementar com alimentos tipo ovo poche, cremes de aves, peixe e crustáceos bem cozidos, queijos suaves desnatados cremosos. Em seguida os pacientes evoluem para uma dieta branda por 3-7 dias e dependendo da tolerância evoluir para uma dieta normal hipoglicídica, hipocalórica, hiperproteica, normolipídica com suplementação polivitamínica.

É importante manter as preparações úmidas, especialmente carnes e cereais. Durante este período são planejadas 3 refeições principais e 3-4 lanches, programados durante todo o dia, reforçando a importância da mastigação lenta e reduzida ingestão liquida durante as refeições principais. O consumo de alimentos proteicos deve ser prioridade, suplementos proteicos de uso contínuo podem ser considerados na impossibilidade de cobrir as necessidades de proteínas com refeições e lanches.

Em todas as fases da dieta bariátrica evitar ou atrasar a introdução de: açúcar simples, doces concentrados, bebidas carbonatadas, sucos industrializados. Devem ser evitados no padrão alimentar diário, alimentos hiperglicídicos, hiperlipídicos, pastelarias, massas em grandes porções, carnes cruas, alimentos fritos,milho,pipoca e bebidas ou preparações com álcool.

SÍNDROME DE DUMPING
A síndrome de dumping pode apresentar-se como uma combinação de sintomas neuroglicopênicos vasomotora gastrointestinal pós-prandial, ocorrendo em até 76% dos pacientes após bypass gástrico. Os sintomas incluem saciedade precoce, náuseas, cólicas, diarreia, sudorese, rubor, palpitações, tonturas e desmaios.

Os primeiros sintomas podem ocorrer 10 a 30 minutos após refeição e resultam de aceleração do esvaziamento gástrico de conteúdo hiperosmolar no delgado. Dumping tardio ocorre 1-3 horas após refeição, consequente á uma hipoglicemia reativa, resultante da liberação excessiva e rápida de insulina. Para evitar a síndrome orienta-se: evitar açúcares simples, alimentos gordurosos, ricos em amido, uso de líquidos 30 minutos após refeição, evitar jejum prolongado, consumir fibras na quantidade e qualidade adequada e de acordo com a tolerância.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O sucesso do tratamento cirúrgico da obesidade depende principalmente das modificações do padrão alimentar pós-operatório. Mudanças qualitativas na escolha de alimentos, evitando o consumo de calorias vazias e gorduras saturadas, bem como aumento na ingestão de vitaminas e minerais bio disponíveis, favorecem a perda ponderal adequada e a redução de intolerâncias alimentares e deficiências nutricionais.

Fonte: http://www.diabetes.org.br/temas-atuais-sbd/revisao-literaria-requerimentos-nutricionais-pos-cirurgia-bariatrica-parte-1

Super neh ?
By Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ! grata.... =)