quinta-feira, 27 de julho de 2017

Anemia pós bariatrica...



Bom... depois de um longo período me cuidando e fazendo exames e passando mal...








Eis que descubro que:

1) A baixa de ferro é comum em operados pós bariátrica e o cuidado tem que ser redobrado.
Sentiu-se estranha, sem forças, com sono em excesso... corre pro seu médico e peça exame de sangue.

2) Quando ingerir o NORIPURUN comprimidos como suplemento de ferro, NÃO TOME CAFÉ de maneira que seu metabolismo possa absorver o ferro. O cafézinho estraga toda a absorção #fato

3) Você esta tendo que tomar ferro na veia ? ok segura firme e não esquece de que o café atrapalha pra xuxu todo o processo.

Detalhe: Eu tomava o ferro pra anemia na veia que alimentava meu mioma. Me dava hemorragia e todo o ferro que eu tomava o mioma consumia. Em contrapartida, o pouco de ferro que sobrava no sangue o café acabava de atrapalhar.
Sempre que tomar o ferro em suplemento ingerir vitamina C para asseverar a absorção.
Agora sempre que termino de me alimentar eu como uma fruta rica em vitamina C, tomo o suplemento Noripurun e só tomo meu café depois de 2 horas da alimentação.
Para quem não tem noção do que a anemia faz, ela simplesmente te deixa sem energia vital e se persistir por muito tempo sem cuidados, vc acaba com leucemia.
A minha anemia chegou a 4 e o meu médico já tinha me alertado de que eu teria que tomar sangue, mas eu implorei para que me desse mais uma chance de consertar isso na alimentação e consegui.
Não foi fácil, foram muitos exames de sangue repetitivos e um trabalho em conjunto de médicos. Minha ginecologista, meu médico da bariátrica a hematologista e a nutricionista. E claro ! euzinha kk.
Bom, não sei quanto aos demais, mas pra mim foi assim e esta sendo.
Hoje depois de quase 2 anos lutando contra a anemia, eu já consigo manter meu nível de ferro a 11.
O correto é acima de 12, mas pra quem estava a 4 e com os pezinhos na bolsa de sangue eu já estou bem feliz =)
Fato compartilhado ! que venha o próximo desafio !
#ficaadica
By Val

4 comentários:

  1. Oi, Val... melhoras pra vc.
    Cheguei até o seu blog procurando pessoas que tivessem operado pelo IMASF. Pela primeira vez na vida estou considerando seriamente me submeter à gastroplastia. Sempre fiz dieta, emagrecia 20, 30 kgs e depois de alguns meses engordava tudo novamente. Entendo que preciso de um acompanhamento psicológico, mas não pensava em recorrer à cirurgia.

    Porém, ando sentindo muitas dores, na coluna, no pé, no quadril, falta de fôlego ao subir escadas, dificuldade para abaixar... coisas que não sentia antes e que agora aos 36 anos estão dando as caras.

    Quero fazer a cirurgia, estou com consulta agendada para 28/09 com o Dr. André Augusto Pinto, mas tô aflita. Tenho medo do pós operatório, dos efeitos colaterais... tenho muito medo de trocar uma doença (obesidade) que até agora não tinha afetado a minha qualidade de vida por uma vida dependente de remédios e acompanhamento médico.

    Tô procurando relatos positivos, mas sempre me deparo com alguns negativos.

    Vc sentiu medo?

    É possível operar e se virar sozinha? Ou teria que ficar com meus pais nos primeiros dias?

    Ficarei muito agradecida se conseguir responder essa mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... eu senti um medinho sim, mas o medo que eu tinha do que a obesidade podia fazer no meu corpo era bem maior. Outra coisa, por mais que vc emagreça, seu estomago continua grande e alargado. A bariátrica corrige isso e fica muito mais fácil controlar a alimentação. Agora sobre acompanhamento médico e vitaminas, são pro resto da vida. Mas eu ainda prefiro isso do que as doenças degenerativas que estavam sendo desencadeadas pela obesidade. Dr Andre e sua equipe foram de uma atenção e um cuidado imenso. Eu fui muito bem atendida tanto no hospital São Bernardo onde ele opera quanto pela equipe medica dele que me acompanhou.O pós operatório foi super tranquilo e eu não tive dor nenhuma. Teve momentos em que eu cheguei a pensar que não tinha sido operada porque não tinha dor nem nada. É tranquilo sim vc ficar sozinha. Vc só precisa manter os medicamentos e a dieta certinho. Em 10 dias eu já estava dirigindo e com a vida normal. Esse mês faço 5 anos de operada e te falo que faria tudo de novo igualzinho ! Espero ter ajudado. Bjs

      Excluir
  2. Obrigada, Val! Vim aqui várias vezes procurar a sua resposta, muito obrigada mesmo. Eu desmarquei a consulta que tinha em setembro pq estava muito insegura, mas agora reagendei para quarta-feira (22/11), vamos ver o que o médico vai avaliar e recomendar. Li muito, assisti muitos vídeos e o medo deu uma amenizada. Acho que estou mais preparada agora.

    Mais uma vez, obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo da mesmo ,mas vai com medo e tudo ! se prepara certinho, faz tudo que o medico pedir e recomeça uma vida saudável. Eu não me arrependo de nada e faria tudo de novo igualzinho. A gordura de antes era muito, mas muito pior . Quando vc operar volta pra contar tah ! um bj no coração e força na cirurgia que vai ser vida nova !

      Excluir

Deixe seu recadinho ! grata.... =)