terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dieta comportada...

Com a chegada das festas de fim de ano e um monte de comemorações o inimigo se aproxima !
Atenta para a quantidade de calorias que estou ingerindo, fui a busca de alimentos que possam ser ingeridos nas festas e coqueteis , nos jantares e almoços de confraternização e que tenham baixa caloria.
Tudo bem que como pouco, mas se o pouco não tiver qualidade ... ai danou-se !
Comer pouco , mas com muita caloria é o mesmo que comer muito !
Fucei, mexi e remexi e aqui postei algumas coisinhas que achei legal .


Como adaptar o cardápio das festas de fim de ano para algo mais light?




Fim de ano no Brasil é tempo de calor, mas nossa ceia é basicamente composta por uma mistura de receitas tradicionais da Europa. E nesta época lá é inverno e, por isso, os pratos são mais calóricos, elaborados com carnes gordas, frutas secas e oleaginosas. Para te ajudar a tornar a sua ceia menos calórica, o site do Mais Voce  separou 10 dicas infalíveis.
Acesse a nossa página de culinária!

 Opções de cardápios saudáveis e com menos caloria:
Entradas: saladas de folhas ou de frango com iogurte e abacaxi fresco. Evite tarteletes, tortinhas, pães. Evite o que você pode pegar, prefira comer com garfo e faca.
Bebidas: água de coco, suco de frutas frescas, água sem gás. Prefira vinho seco ao doce, eles têm menos calorias. Hidrate-se sempre com água!
Prato principal: arroz integral, chester com maçãs assadas, bacalhau ao forno, peito de peru assado, recheios com ricota devem e podem ser uma opção para canelones ou outra massa.
Sobremesas: rabanada assada no lugar da frita, gelatina sem creme de leite, evite doces com castanha portuguesa, prefira comprar panetone light, mas mesmo assim não abuse. Os sorvetes cremosos podem ser substituídos por frutas congeladas e depois batidas no liquidificador. São geladinhas e supersaudáveis!

O cardápio para fazer e comer:
1 - Procure dar preferência às receitas com carnes brancas, optando pelos pedaços sem pele e sem gordura aparente.
2 - Tente evitar decoração ou petiscos com frutas secas, pois mesmo sendo saudáveis, são muito calóricas. Prefira oferecer ou petiscar damasco, figo e ameixa antes da ceia e fuja das frutas cristalizadas. Evite também as cerejas ao marraschino que, apesar de bonitinhas e gostosas, são mas altamente calóricas.
3 - Você pode trocar os acompanhamentos como farofa, maionese e molhos com creme de leite por legumes crus e cozidos, saladas, molhos à base de iogurte e o arroz integral (ou o comum com algum ingrediente verde como o brócolis). Além de ficar mais saboroso e bonito, essa pitada de cor no seu arroz é altamente rica em nutrientes, vitaminas e fibras.
4 - Ofereça suco de fruta fresca, como melancia ou abacaxi com hortelã. Além de terem poucas calorias, rendem bastante, são fáceis de fazer e hidratam rapidamente o corpo.
5 - Tome cuidado com as mousses salgadas ou doces. Normalmente, elas contêm muita gordura, pois são feitas com creme de leite. Se puder substitua o creme de leite por iogurte desnatado, queijo cottage ou mesmo ricota para doces. E no caso das mousses salgadas, opte por palmito, aspargos ou vegetais. O valor calórico abaixa bem com essa troca.
6 - Se na sua ceia tiver massa, opte pelos molhos à base de tomate, queijo muçarela de búfala e manjericão. Deixe de lado os molhos brancos e encorpados.
7 - O salpicão é bem-vindo, desde que você se lembre de reduzir as fontes de gordura. Inclua salsão, pepino ou erva-doce, pois são ricos em fibras e não aumentam o valor calórico. Evite a batata!
8 - Com relação à sobremesa, evite sorvetes cremosos, calda de chocolate, rabanada frita, panetone (é altamente gorduroso), receitas com chantilly, fios de ovos. Prefira gelatina de frutas e frutas frescas.
9 - Escolha os alimentos mais saudáveis como peru, chester, peixe, lentilhas. Evite pernil, tender, torresmo, frituras, farofa, creme de leite.
10 - Não abuse de lombinho, vinho e champanhe, arroz com passas ou com amêndoas. Se houver opção, escolha o integral sempre.

http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/mais-voce-receitas/platb/2011/12/17/como-adaptar-o-cardapio-das-festas-de-fim-de-ano-para-algo-mais-light/

Além de saborosos e nutritivos, os sucos também podem te ajudar a emagrecer. Confira as receitas de quatro sucos que emagrecem!

Reportagem: Camila Saipp
sucos que emagrecem
Todos os sucos são fáceis de preparar e trazem bons resultados, principalmente se forem
acompanhados de uma alimentação regrada e exercícios físicos
Foto: SXC
Quem é que não gosta de um suco bem gelado nos dias quentes de verão?! E melhor ainda, quem é que não gostaria de emagrecer tomando suco? Pois é, além de nutrir e refrescar, a combinação certa de ingredientes pode proporcionar uma série de benefícios e te ajudar a chegar - antes de ter que encarar o biquíni - no seu peso ideal.
A nutricionista Andrea Santa Rosa, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, indicou quatro receitas para regular a ansiedade, desinchar, desintoxicar, hidratar e, ao final disso tudo, emagrecer. Confira!

Suco anti-ansiedade

Ingredientes
- 1 folha de couve média (sem o talo)
- 1 colher de sobremesa de germe de trigo
- 1 maracujá
- 1 colher de sobremesa de mel
- ½ copo de água gelada
Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador, coe e sirva ou use diretamente a centrífuga.

Rendimento: 2 porções

Suco anti-inchaço

Ingredientes- 1 copo médio de água de coco
- 1 fatia grossa de limão
- 4 colheres de sopa de couve crua
- 1 colher de sopa de hortelã
- 1 colher de sopa de salsa
- 1 colher de sopa de limão
- 3 cubos de gelo

Modo de Preparo
Bater no liquidificador e servir imediatamente.

Rendimento: 2 porções

Suco detox

Ingredientes- 1 maça verde
- 1 pedaço de pepino (3cm)
- 1 copo de água de coco
- 1 folha de couve
- 1 rodela de abacaxi fina.

Modo de Preparo
Bater no liquidificador e servir imediatamente.

Rendimento: 2 porções

Suco calmante

Ingredientes- 200 ml de suco de uva integral orgânico ou de garrafa de vidro escura
- 3 pedacinhos de talo ou folha de erva cidreira ou capim limão (do tamanho de uma caneta)
Modo de Preparo
Bater no liquidificador e servir imediatamente.

Rendimento: 2 porções

Dieta pós-festas: confira dicas e cardápio de uma semana de detox 


Programa prevê alimentação equilibrada

Por Renata Demôro

As festas de fim de ano passaram, mas seus efeitos podem ser sentidos na saúde e, em alguns casos, nos quilos a mais. Para eliminar dos excessos das ceias de Natal e Ano Novo e ainda perder medidas, uma boa sugestão é seguir uma dieta desintoxicante. De acordo com a nutricionista Bia Rique, da Clínica Ivo Pitanguy, nosso organismo tem uma capacidade maior de mandar embora os exageros do que imaginamos.

Alimentação balanceada é considerada desintoxicante“Após o período de festas, qualquer dieta saudável, balanceada e de baixa caloria vai funcionar como um detox. Na realidade, algumas dietas que levam esse nome fazem com que a pessoa perca líquidos, ao invés de gorduras”, explica a nutricionista Bia Rique. Segundo a especialista, para emagrecer e eliminar toxinas recomenda-se um cardápio baseado em vegetais, frutas, leguminosas e grãos integrais, peixes e aves. As gorduras boas, como aquelas encontradas em castanhas e no azeite extravirgem, também estão liberadas.

Durante o detox, carne vermelha deve ser evitadaDe acordo com a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia, da Nutrindo Ciclos, para desintoxicar efetivamente o organismo é preciso seguir algumas dicas. “Não adianta trocar um doce por um iogurte light cheio de aspartame e ciclamato de sódio e achar que vai ajudar o organismo a funcionar melhor. No período pós-festas o ideal é restringir o consumo de laticínios, glúten, aditivos, corantes, conservantes, açúcares, adoçantes, cereais refinados e álcool. Além disso, evite ingerir carne vermelha, já que ela altera o pH do sangue e compromete a eliminação das toxinas”.

A seguir, confira cardápio da nutricionista Bia Rique para uma semana de dieta detox pós-festas:


 

Agora quanto as bebidas alcoolicas...Bebidas Light para as Festas ajuda bem !

Bebidas Light para as Festas

O que beber na ceia para não sair da dieta? Nada mais gostoso do que festejar o ano novo brindando com sua família e amigos, não é mesmo? Mas nessa festa tão especial é importante ter moderação. Escolha as bebidas que são menos calóricas, mais saudáveis e leves, assim a dieta pode não sair dos eixos, e a ceia ficará bem mais gostosa.

As bebidas mais nutritivas e saudáveis são, com certeza, os sucos de frutas e o vinho tinto. Os sucos de frutas por contribuírem com vitaminas, sais minerais essenciais e fibras que melhoram o trânsito e a flora intestinal, diminuindo a absorção da glicose e colesterol sangüíneo.
Você pode ter prazer sem sair da linha. Para isso, comemore suas festas com as bebidas menos calóricas. O vinho tinto tem poder funcional e é responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares, já que age evitando a deposição de placas de gorduras nas artérias, um dos fatores de desenvolvimento dessas doenças. Tudo isso pelo poder antioxidante dos seus flavonóides.
Apesar do álcool, o vinho também é um bom aliado por possuir baixas calorias se comparado a outras bebidas alcoólicas, que apresentam um maior teor de álcool. Só pra lembrar, quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. Cerca de 1 grama de álcool fornece 7 kcal. Mas, para quem não deixa passar a famosa cervejinha ou mesmo o bom vinho, mostraremos abaixo os valores calóricos de algumas bebidas que não costumam faltar nas festas. Faça a sua análise e escolha a menos calórica, a mais saudável e que não corrompa nenhum programa de emagrecimento.
Bebidas Light para as Festas
Bom... o negocio é optar pelo menos calorico, já que o estrago é eminebte !
Espeo que todos os cirurgiados ( assim como eu ) se cuidem e possam comemorar muito !
Vitória !
#receitinhas
By Val...

2 comentários:

  1. Olá, flor! Vim conhecer seu bog, também sou Blogueira Unida, gostei mt e já estou seguindo e te convido a conhecer meu blog e se gostar tb me siga...bjimm e até lá! www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee ! que bom querida ! seja sempre bem vinda e já to indo lá te ver tbm ! super beijo ! Val

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho ! grata.... =)