quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Chia ... ajuda ou atrapalha ?



A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea  da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia. A planta é mais conhecida por sua semente,  que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo. A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”.
Possui muitos nutrientes que contribuem para uma vida saudável e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida. Para você ter ideia, ela possui mais quantidade de ômega 3 que o salmão!


Esse grãozinho pode ser encontrado em lojas especializadas em alimentos naturais, nutrição e, até mesmo, alguns supermercados. Hoje eu comprei um pacotinho na fármácia do meu convênio. Paguei R$ 16,80 e to super feliz.



Melhora o funcionamento do intestino. Muitas pessoas sofrem com a prisão de ventre. A chia possui uma grande quantidade de fibras, que garante o bom funcionamento do intestino.
Perda de peso sem fome! Uma das qualidades mais populares da chia é saciar a fome. Em contato com líquidos, a chia forma um gel que retarda a digestão e a liberação do açúcar no sangue. Sensação de saciedade por mais tempo, menos vontade de comer.
Nutrição perfeita para atletas. Pelos mesmos motivos do tópico anterior, esse grãozinho proporciona energia por mais tempo no corpo. E, por seu alto poder de absorção de água mantém o atleta hidratado por tempo prolongado. Um livro que ficou famoso sobre o assunto nos EUA é “Born to Run”, de Christopher McDougall.
Previne doenças cardíacas. A chia é lotada de ômega 3 e outros ácidos graxos. Dietas ricas em óleos saudáveis pode reduzir o risco de doenças cardíacas, segundo Joy Bauer.
Livre dos radicais livres! O grão possui uma quantidade enorme de antioxidantes. Isso ajuda a combater os radicais livres, que são como substâncias tóxicas para o organismo.
Ossos fortes. Possui uma quantidade grande de cálcio, que ajuda a formar ossos mais fortes. Há quem diga que possui mais cálcio que o leite. Também possui boro, um mineral que contribui para a absorção do cálcio no organismo.
Equilíbrio no sono. Tem triptofano, segundo o Dr. OZ, um aminoácido que é vital para a produção da melatonina (que induz o sono). Pode ajudar a acabar com a insônia.
Protege contra inflamação! Rica em ácidos graxos, que podem ajudar nesse tipo de problema. Alguns estudos já sugeriram esse benefício.
Equilíbrio do colesterol. Fibra + ácido linoleico + ácidos graxos são substâncias que contribuem para baixar o LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis HDL (colesterol) bom. O coração agradece!
Contribui para o crescimento da massa muscular. Possui um elevado índice de proteína, que propicia o desenvolvimento de músculos (associado com alimentação equilibrada + exercícios). Além disso, uma excelente alternativa para vegetarianos incluírem a proteína na alimentação.

Comer semente de chia contribui para uma vida saudável. A chia sozinha não faz milagres! Como todo grãozinho, deve ser associado com outros hábitos de vida saudáveis.
Os principais componentes da semente de Chia são:

Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes .
Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
Proteínas:  É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.
Análise nutricional (100g):

Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
Proteínas: 16g;
Carboidratos: 44g;
Lípidos: 31g.
A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos na cozinha. Ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.

Olha como ela fica depois de hidratada e corretamente perfeita pra ser consumida:



A chia tem o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água. Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos e vitaminas.
Atualmente a chia é cultivada para fins comerciais principalmente no México, Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina.Se vc desejar um livro com super receitinhas , vá ate o site abaixo . La tem esse livro pra vender .



Bom, deixo aqui meu parecer sobre a chia.
Espero que aproveitem...
#chiafazbem
#alimentaçãosaudavel
#ficaadica
By Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ! grata.... =)